Caspa ou piolhos?
Ver o nosso filho constantemente a coçar a cabeça é um sinal de alerta, porque nos faz pensar na possibilidade da existência de piolhos. Contudo, esta não é a única razão pela qual uma criança pode coçar a cabeça: couro cabeludo sujo, transpiração, reacção alérgica a um produto, irritação ou, ainda mais frequente, caspa, podem igualmente provocar prurido.
Como diferenciar a comichão causada por piolhos ou caspa?
Os sintomas de ter caspa e de ter piolhos podem ser semelhantes, mas as consequências são muito diferentes:
CASPA
- Caspa ou descamação do couro cabeludo consiste em pequenas partículas de pele seca que se desprendem do nosso couro cabeludo.
- As partículas de caspa removem-se com facilidade do nosso cabelo, e depois da lavagem elas praticamente desaparecem.
- Por norma a caspa é causada por pele seca ou uma reacção alérgica.
- A caspa não é contagiosa como a pediculose, mas pode provocar igual prurido e necessidade de coçar a cabeça.
PIOLHOS
- Os piolhos são parasitas que se alimentam de sangue humano e põem ovos (lêndeas).
- Os piolhos são transmitidos através do contacto com o cabelo humano, onde residem. Por isso as crianças são mais vulneráveis a contrair piolhos.
- Quando a fêmea deposita um ovo, este cola-se ao cabelo e cresce em torno do eixo capilar. O ovo está protegido por uma cápsula muito resistente à água e aos produtos normalmente usados na lavagem do cabelo.
- Para remover os piolhos e as lêndeas são necessários meios mecânicos para aspirar e pentear cada fio de cabelo, e lupas técnicas com forte iluminação, para identificar todos os parasitas.
Em ambas as situações é importante tomar as medidas necessárias: se a caspa persistir consulte um dermatologista, e em caso de pediculose, consulte um centro Sem Mais Piolhitos.